CLICK E CONHEÇA OS MELHORES CURSOS DO MUNDO

quarta-feira, 28 de julho de 2010

As 20 camisas mais feias do futebol

Uniformes de clubes de futebol são um capítulo a parte. Praticamente todos os anos, o fornecedor de material esportivo de cada equipe muda algum ínfimo detalhe, ou até mesmo radicalmente. Porém, nada que agrida as tradições. Na europa, o conceito de terceiro uniforme é muito praticado, estratégia usada pelo marketing.

O Barcelona, por exemplo, ja jogou de laranja, de verde-limão, de azul-claro. O Manchester usou/usa branco, preto, vermelho, azul. O Chelsea há alguns anos também vem utilizando o terceiro uniforme da mesma forma. No Brasil, acompanhamos essa estratégia através do laranja tricolor carioca, do verde-limão palmeirense e o corinthiano roxo.

E a fim de encontrar modelos excêntricos aos longo da história do futebol (infelizmente ou felizmente, sem nenhum brasileiro), o site norte-americano Bleacher Report  elegeu os 20 modelos mais exóticos do futebol mundial. Creio que não seja um projeto aprofundado sobre a maioria das camisas dos clubes de futebol no mundo, ainda mais sendo criado por americanos, que não nenhuma tradição no esporte, mas até que se mostrou interessante e engraçado, veja os modelos abaixo:

20º - Manchester United



19º - Athletic Bilbao



18º - Oldham Athletic



17º - Hull



16º - Jorge Campos(Seleção e clube)



15º - Huddersfield Town



14º - México



13º - Birmingham City



12º - Coventry City



11º - Juventus



10º - Kilmarnock



9º - Notts County



8º - Chelsea



7º - Milwall



6º - Arsenal



5º - Stoke



4º - Hartlepool United



3º - Dundee United



2º - Fiorentina



1º - Caribous of Colorado



Desenhada pelo pintor bilbaíno Darío Urzay, a "camisa ketchup" do Athletic Bilbao, já retirada de circulação, representa o futebol espanhol, enquanto o italiano é lembrado por um modelo da Fiorentina. Polêmico, o uniforme roxo e cheio de traços causou revolta entre os 'ultras' da Viola, sendo retirado de circulação pelo próprio clube.

Um modelo que lembra a pele de um tigre é o mais marcante do futebol inglês e foi utilizado, nos anos 1990, pelo Hull City, que acaba de ser promovido para a Premier League. As camisas coloridas do mexicano Jorge Campos também não foram esquecidas, bem como uma com "estilo cowboy" do Caribous of Colorado (foto), representante da extinta NASL , ex-liga nacional do futebol nos Estados Unidos.