Competências de um vencedor
Estamos o em constante evolução e por isso as empresas exigem cada vez mais conhecimento e habilidade das pessoas. No mercado de trabalho, essas exigências são conhecidas como competências, ou seja, capacidades necessárias para um profissional se desenvolver e evoluir.
Destaque-se dos demais
Tudo bem que você possui diversas capacidades gerais, afinal o profissional deve se destacar dos demais em algum aspecto. Mas a habilidade em comunicar-se e influenciar os outros é um belo diferencial. Falar muito não é sinônimo de possuir excelência em comunicação – é preciso saber influenciar e estimular as pessoas com quem se fala, isto sim é a competência dos verdadeiros líderes. A partir dela, desenvolvem-se habilidades como negociação e gestão de equipe.
Conheça outras competências de um campeão:
- Saber controlar as emoções: Para ser um gestor de pessoas ou projetos, é importante não perder o controle e manter-se longe de atitudes impulsivas. Quem mantém o controle toma atitudes mais responsáveis e coerentes.
- Capacidade de escolha: Significa saber tomar a decisão certa, independente da pressão. Mesmo diante de imprevistos, é preciso saber optar com rapidez e precisão o caminho certo.
- Empatia: Coloque-se no lugar do outro e procure entender o que está sendo discutido e requisitado. A pessoa desenvolve a competência em entregar mais do que se espera dela.
- Influenciar as pessoas: Mesmo que você não tenha um cargo de chefia, isto demonstra capacidade de liderar equipes e persuadir tanto cliente quanto colegas e superiores.
- Saber antecipar fatos e situações: Habilidade puramente estratégica, com base em informações, o profissional detecta o que irá acontecer no segmento em que atua, deixando-o a passos à frente da concorrência.
Descubra-se
Para adquirir essas competências, antes de tudo é preciso fazer uma auto-avaliação para descobrir suas habilidades e pontos fracos. No ambiente de trabalho, colegas ou superiores te mostrarão o caminho a seguir.Você poderá realizar testes psicológicos, ou se tiver dinheiro, contratar uma consultoria especializada. É preciso iniciativa e disposição para desenvolver as novas competências, estude e faça cursos especializados.